Quando falamos de cirurgias, é comum que as pessoas pensem em um procedimento invasivo, mas nem sempre precisa ser assim. Atualmente existem diversas técnicas cirúrgicas menos invasivas que possibilitam o diagnóstico e tratamento de doenças, como é o caso da Laparoscopia.
A Laparoscopia, também conhecida como Videolaparoscopia (VLSC), é um procedimento cirúrgico recomendado por ser menos invasivo do que os procedimentos clássicos, podendo ser realizada como ferramenta diagnóstica para realizar biópsias, por exemplo, ou terapêutica, com finalidade de tratamento de doenças.
Nesse procedimento, o laparoscópio, instrumento composto por fibras ópticas utilizado para tratar e visualizar a região desejada, é inserido por uma pequena incisão no corpo do paciente anestesiado.
Além da menor exposição do paciente, a Laparoscopia também possui outros benefícios importantes, dentre eles:
• Redução da dor pós-operatória;
• Diminuição do trauma cirúrgico;
• Redução na taxa de infecção, uma vez que os tecidos e órgãos não são tão expostos durante o procedimento, como ocorre nas cirurgias tradicionais;
• Melhor visualização dos órgãos e estruturas adjacentes, o que proporciona maior proteção e precisão na hora da cirurgia.
• O tempo de recuperação do procedimento é menor quando comparado aos procedimentos tradicionais, os pacientes podem deixar o hospital no mesmo dia da cirurgia.
Em razão de tais benefícios, o método é frequentemente recomendado nos casos de cirurgias abdominais. Vale lembrar que, como toda cirurgia, a laparoscopia também apresenta riscos, no entanto a incidência é baixa, em especial quando comparados às vantagens da realização do procedimento.
Esse revolucionário método nem sempre foi considerado instrumento de tratamento. Antes dos anos 80, era utilizado apenas para exames diagnósticos. Mas, em 1985, o médico cirurgião alemão Erich Mühe utilizou pela primeira vez a Laparoscopia para retirar a vesícula de um paciente. Tal ocorrido foi um marco na história das cirurgias.
Em 1990, o procedimento já era estudado e aplicado em cirurgias nas articulações e nas áreas ginecológicas, sendo introduzido no Brasil na área digestiva em um primeiro momento. Por volta de 2002, o método menos invasivo já estava difundido entre os profissionais para a realização de diversos tratamentos e diagnósticos.
O enorme avanço das pesquisas persiste até os dias atuais. Um dos exemplos da contínua evolução da Laparoscopia é a técnica chamada de single port (“acesso único”, na tradução livre) em que é efetuada apenas uma incisão no paciente.
Lembre-se que todos os procedimentos cirúrgicos devem ser realizados por profissionais qualificados para garantir mais segurança aos pacientes, e a Laparoscopia não foge à regra! Você ainda tem alguma dúvida sobre o procedimento? Entre em contato comigo, saiba que estou à disposição!
Rua Bruno Filgueira, 369, Conj. 1204 Batel | CEP 80240-220 | Curitiba | PR
(41) 99119-6789
Dúvidas ou agendamentos:
Rua Bruno Filgueira, 369, Conj. 1204 Batel | CEP 80240-220 | Curitiba | PR
(41) 99119-6789
© Copyright – Dr. Leonardo Andriguetto | Desenvolvimento: Gsaude