Tudo que você precisa saber sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs)

As DIIs (Doenças Inflamatórias Intestinais) são um grupo de doenças crônicas que manifestam diferentes tipos de inflamações no sistema digestivo. Ao todo, mais de 5 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem de alguma DII, atingindo especialmente adultos entre os 30 e 40 anos de idade.

Por serem crônicas, as DIIs não têm cura. As causas também são desconhecidas, mas diversos estudos já encontraram ligação entre fatores genéticos e uso excessivo de medicamentos que afetam a imunidade e causam alterações na flora intestinal. Ainda assim, são apenas suposições e não existe um fator de risco exato para atribuir essas doenças.

Confira quais são as principais Doenças Inflamatórias Intestinais e seus principais sintomas:

Doença de Crohn

A doença de Crohn é o segundo tipo mais comum de DII, ficando atrás somente da retocolite ulcerativa. Trata-se de uma inflamação crônica que pode afetar todo o intestino, mas que geralmente se concentra mais na parte inferior do intestino delgado e no cólon. Acredita-se que as principais causas estejam ligadas a um desequilíbrio no sistema imunológico, fatores genéticos e infecções prévias.

Essa inflamação dificulta a absorção de nutrientes pelo organismo, então o paciente costuma se sentir fraco, além de apresentar dores na região, diarreia, perda de peso e febre. Quando não controlada, a doença pode evoluir e causar sintomas mais graves como dores nas articulações, inflamações nos olhos, lesões na pele e até mesmo pedras nos rins ou na vesícula biliar.

A doença de Crohn é difícil de ser diagnosticada, já que não existe um exame específico que aponte direto a essa conclusão. Porém, é muito importante procurar ajuda médica e investigar o problema a fundo, pois essa enfermidade também é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de intestino.

Retocolite ulcerativa

A retocolite ulcerativa manifesta inflamações recorrentes na mucosa do intestino. A doença pode se manifestar em qualquer idade, sendo mais frequente entre os 20 e 40 anos. O principal sintoma é diarreia com presença de sangue, o que costumar durar por três ou quatro semanas.

Além da diarreia, o paciente também sente cólicas e urgência evacuatória com frequência, o que também implica em sua qualidade de vida. Casos mais graves incluem febre, anemia, fraqueza e grande perda de peso. Estima-se que 10% dos casos também possam apresentar dores nas articulações, manchas pelo corpo, aftas na boca e outros problemas fora do sistema digestivo.

Se comparada com a doença de Crohn, a retocolite é consideravelmente mais fácil de ser diagnosticada, especialmente através de uma colonoscopia, onde é possível identificar toda a parte interna do intestino que foi comprometida.

Para ambas as doenças, um tratamento medicamentoso é necessário para controlar os sintomas, além do acompanhamento constante de um médico especialista para avaliação do caso.

 

Referências

https://www.h9j.com.br/pt/pacientes-e-visitantes/doenca-inflamatoria-intestinal

https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/doenca-inflamatoria-intestinal-o-controle-comeca-na-atencao-aos-sintomas/

 

Contato

Rua Bruno Filgueira, 369, Conj. 1204 Batel | CEP 80240-220 | Curitiba | PR

(41) 99119-6789

Dúvidas ou agendamentos:

Endereço

Rua Bruno Filgueira, 369, Conj. 1204 Batel | CEP 80240-220 | Curitiba | PR

(41) 99119-6789

© Copyright – Dr. Leonardo Andriguetto | Desenvolvimento: Gsaude

Precisa de ajuda?