Endometriose Intestinal: causas, sintomas e tratamento

A endometriose intestinal é uma doença que atinge exclusivamente mulheres, sendo caracterizada pela presença do endométrio em outra região ou órgão pélvico. O endométrio é o tecido que reveste a parte interna do útero, então a partir do momento que ele se encontra em qualquer outro lugar dos arredores do aparelho reprodutor, algumas complicações começam a aparecer.

Essa é uma doença que pode se manifestar com diferentes intensidades e formas distintas, sendo que nem sempre é fácil de diagnosticar. Em alguns casos, a paciente pode nem sequer apresentar sintomas, mas ainda assim é necessário realizar um tratamento adequado. A seguir, entenda melhor quais são os principais sinais da endometriose intestinal e quando procurar ajuda médica.

Causas e sintomas

As causas exatas da endometriose intestinal ainda são desconhecidas, mas sabe-se de alguns fatores que podem colaborar com o desenvolvimento da doença. Um deles acontece durante a menstruação, onde ao invés do sangue com células endometriais ser devidamente eliminado, ele acaba retornando e atingindo a parede do intestino e outros órgãos, assim formando a endometriose.

Outros fatores relacionados são a pré-disposição genética, já que mulheres que possuem casos da doença na família são mais propensas a desenvolver a doença. Pode também ser consequência de cirurgias realizadas no útero, inclusive cesáreas. Nesse caso, as células do endométrio podem se espalhar pela cavidade abdominal e desencadear os sintomas.

A maioria dos casos é assintomático, então geralmente quando a paciente apresenta sintomas, o quadro já é mais delicado. Os principais sinais incluem:

  • Dor na parte inferior do abdômen;
  • Dor abdominal durante relações sexuais;
  • Dificuldades para evacuar;
  • Diarreia recorrente;
  • Dores durante o período de menstruação;
  • Sangue nas fezes;
  • Infertilidade.

É comum que a paciente também sinta sintomas mais intensos durante o período menstrual.

Tratamento

Ao identificar a presença frequente de um ou mais dos sintomas citados acima, é necessário procurar um ginecologista para investigar o problema. Através de exames como ultrassom transvaginal, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou videolaparoscopia, é possível diagnosticar a doença e assim iniciar um tratamento adequado. A realização de todos os exames solicitados é imprescindível, já que esses sintomas também podem ser facilmente confundidos com outras doenças.

O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, devendo ser avaliado caso a caso. No tratamento cirúrgico, o objetivo do procedimento é remover o tecido endometrial do intestino e de quaisquer outras partes em que possa estar alojado. O procedimento não necessita de grandes cortes e costuma ser realizado por laparoscopia, onde os instrumentos são inseridos através de uma pequena incisão na barriga, o que também facilita a recuperação da paciente. Por outro lado, também há a possibilidade de uma cirurgia tradicional, em que é feita uma incisão maior no abdômen.

Após a intervenção cirúrgica, a paciente ainda precisará dar continuidade ao tratamento com medicamentos anti-inflamatórios e reguladores hormonais, que também podem ser a base de remédios, injeções anticoncepcionais ou DIU. Esse acaba sendo um tratamento multidisciplinar realizado pelo cirurgião gastroenterologista e ginecologista.

 

Referências

https://www.tuasaude.com/endometriose-intestinal/

https://www.endopelvic.com/noticias/endometriose-intestinal

 

Contato

Rua Bruno Filgueira, 369, Conj. 1204 Batel | CEP 80240-220 | Curitiba | PR

(41) 99119-6789

Dúvidas ou agendamentos:

Endereço

Rua Bruno Filgueira, 369, Conj. 1204 Batel | CEP 80240-220 | Curitiba | PR

(41) 99119-6789

© Copyright – Dr. Leonardo Andriguetto | Desenvolvimento: Gsaude

Precisa de ajuda?